A PRAÇA CONDE DE BARCELOS

A Praça Conde de Barcelos é um patrimônio da cidade, logo, de seus cidadãos. Algumas gerações já brincaram e jogaram bola no seu gramado, os brinquedos se sucederam, conforme iam se estragando. Seus pequenos bosques de Paus-Ferro e Eucaliptos foram crescendo e, junto com as Tipuanas de longos galhos, tornaram a Conde de Barcelos uma praça com personalidade muito própria e bonita.

O cuidado com a vegetação e os equipamentos urbanos variava de acordo com o governo, com a proximidade ou distância do período eleitoral. Por isso, em janeiro de 2001, um grupo de frequentadores se propôs a assumir a manutenção da Praça Conde de Barcelos e assinou um termo de parceria com a Prefeitura de São Paulo. Desde então, esse grupo, que hoje conta com 13 pessoas, se encarrega de manter a praça limpa, sua vegetação cuidada e os equipamentos em ordem.

Em 2003, duas moradoras resolveram doar um parquinho para crianças pequenas. Com a concordância dos parceiros, foi pedida uma nova autorização à Prefeitura e o parquinho pode ser instalado. Assim foi feito também com a colocação de latas de lixo, resultado do esforço de outra moradora que providenciou a instalação.

Em agosto de 2006, em comum acordo com vários frequentadores da praça, o grupo de mantenedores pediu autorização à Prefeitura para que a praça pudesse ser reformada. O projeto dos arquitetos Guilherme Paoliello e André Vainer foi aprovado e recebeu autorização para que se iniciassem as obras, que foram executadas em 2008. Uma pista de caminhada, feita de terra e cascalho, foi construída bordejando toda a praça. Foram também instalados novos bancos de madeira, remanejados os já existentes, repintado todo o parquinho infantil e retirados do centro da praça as manilhas de concreto que compunham o trenzinho de alvenaria, à época avariado.

Conheça o projeto da reforma

Sabendo que as árvores naturalmente terminam seu ciclo vital, nos anos seguintes foram plantadas aproximadamente 40 árvores entre Ipês Rosa, Tipuanas e Jacarandás, visando iniciar o processo gradual de substituição das árvores velhas e comprometidas. Às margens da pista, mais expostas ao movimento da rua, foram plantados também cerca de 50 arbustos com florescimento perfumado como Manacás do Campo e Jasmins do Imperador.

Em 2013, a Prefeitura de São Paulo instalou equipamentos de exercícios na praça. O grupo de mantenedores reforçou suas bases e os pintou de verde de forma a integrá-los com o entorno.

Em 2015, o CJ31 desenvolveu o projeto de comunicação visual e o blog da Praça Conde de Barcelos. A nova sinalização tem ilustrações (xilogravuras) do artista Santidio Pereira.

Veja o projeto de sinalização

A ideia que norteia o trabalho dos que cuidam atualmente da praça é de que ela continue a ser um lugar bonito e gostoso de convívio entre todos que procuram uma canto verde e tranquilo em São Paulo.