MANUTENÇÃO

A Praça Conde de Barcelos conta com um pequeno grupo de mantenedores que se esforça em deixar a praça sempre bonita, as árvores podadas, as lixeiras limpas, os bancos arrumados, a pista de caminhada em ordem, os brinquedos infantis sempre funcionando.

Junte-se a nós nessa jornada e ajude a manter a Praça Conde de Barcelos como ela é hoje, uma delícia para todos.

COMO É FEITA A MANUTENÇÃO

Área verde

Desde 2001, o cuidado com a vegetação da Praça Conde de Barcelos tem sido feito pela empresa Bonsai Paisagismo. A melhor ensolação do solo, árvores mais saudáveis e seguras, e a recuperação da relva, são fruto do trabalho constante e focado do agrônomo e paisagista Ricardo Viana que, de maneira sucinta, explica abaixo como e porquê são feitas as podas nas árvores.

Podas

Ao longo dos anos, o plantio não planejado de árvores acabou saturando a Praça Conde de Barcelos. Esse fator, somado à falta de manutenção periódica, gerou um sombreamento excessivo no solo, o que comprometeu toda a vegetação abaixo das copas das árvores como o gramado, os arbustos e as herbáceas.

A única maneira de permitir o desenvolvimento correto das árvores é através da poda consciente de correção e limpeza.

Esse tipo de poda consiste em se retirar tanto as partes mortas das árvores como as que apresentam crescimento excessivo e desordenado. O objetivo desta prática consiste em preservar as árvores através do controle de sua condução, de maneira que o sombreamento excessivo diminua e permita o desenvolvimento de gramíneas e herbáceas junto ao solo.

Características das podas:

  • Árvores jovens (até 5 anos): é necessária a poda para a formação e condução da planta dentro do bosque, assim como para fazer a limpeza dos ramos secos;
  • Árvores maduras (de 5 a 20 anos): é necessária para adequar as copas entre si e evitar que as árvores entrem em competição desnecessária, assim como para a remoção de ramos velhos e baixos que já estão secos e com risco de queda;
  • Árvores velhas (mais de 20 anos): este tipo de poda é realizado com o objetivo de se controlar o peso das copas de árvores de baixa capacidade de sustentação. Na prática, retira-se da parte inferior dos troncos os galhos velhos que, muito sombreados, não apenas não apresentam boa brotação como ainda desgastam a planta. O controle da altura se faz necessário em situações onde o centro de gravidade da árvore está muito fora do eixo do caule. Se isso não for feito, uma chuva ou vento fortes podem facilmente derrubá-la.

Veja o texto completo do paisagista Ricardo Viana

Lixo

As lixeiras da praça foram instaladas em locais estratégicos de modo a permitir que os usuários não precisem andar muito para depositar qualquer lixo pequeno que dispuserem. A empresa contratada pelos mantenedores faz a limpeza das lixeiras 1 vez por semana.

Mantenedores

A Praça Conde de Barcelos é um bem público da cidade de São Paulo. Isso significa que qualquer mudança estrutural na praça só pode ser feita com autorização da Prefeitura de São Paulo, no caso, da Subprefeitura de Pinheiros, órgão que cuida da regulamentação e da fiscalização do uso adequado dos equipamentos públicos no nosso bairro.

Ao assinar o contrato de parceria, a Prefeitura nos delegou a responsabilidade pela manutenção da praça. Esse dever assumido não nos confere, no entanto, direito quanto à fiscalização ou regulamentação dos usos da praça. O que temos procurado fazer, além de cuidar da vegetação, da limpeza e dos equipamentos, é orientar o uso da praça através de informações claras para que o bom senso e o espírito cível prevaleçam no convívio entre todos os que a frequentam.

Como ajudar