REGRAS DE USO

Convívio

Para que o convívio entre os usuários da Praça Conde de Barcelos seja sempre harmonioso, é fundamental que se respeite o espaço, o bem comum e os equipamentos instalados.

A Praça Conde de Barcelos existe para que todos possam usufruir dos benefícios que ela oferece: paz, natureza bonita e equipamentos em ordem.

Seguem abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo(a) nesse sentido.

Lembre-se: a Praça Conde de Barcelos é de todos.

Eventos

Segundo comunicado da Subprefeitura de Pinheiros, responsável pelas praças do bairro, as regras para realização de eventos na praça são as seguintes:

– Festas privadas não são permitidas. A Praça Conde de Barcelos é um espaço público de responsabilidade da Subprefeitura de Pinheiros.

– Caso se queira fazer alguma reunião privada de amigos ou crianças na praça, o evento deve se limitar a um piquenique, sem qualquer estrutura adicional à que já é oferecida pelo local. Não é permitido o uso de mesas, cadeiras, serviços de buffet e estruturas que obstruam os acessos. Nenhuma parte da praça pode ser fechada. Toda a área deve ser mantida aberta e com circulação livre para todos, o tempo todo. O uso de sistema de som, eletrônico ou acústico, não é permitido.

http://https://saapblog.wordpress.com/2015/06/19/festas-privadas-nas-pracas-do-bairro-a-subprefeitura-nao-autoriza/

Lixo

Caso você produza um volume de lixo maior do que a capacidade das lixeiras disponíveis, por favor, leve-o embora e não o deixe na praça, mesmo que ensacado.

Deixando o seu lixo na praça, fora das lixeiras, você estará aumentando o custo do serviço de manutenção e expondo todos ao risco de o seu lixo ser esparramado na praça pela ação de cachorros ou mesmo pela chuva.

Ao se fazer um piquenique, que é um evento apropriado para um espaço público, recomenda-se que o lixo seja levado embora após o término, não devendo ser deixado no local, nem mesmo ensacado. Resumindo: FESTA NA PRAÇA É PiQUINIQUE.

Qualquer outro tipo de comemoração deve ter autorização da Subprefeitura de Pinheiros. Eventos sem autorização estão sujeitos a denúncia, fiscalização e multa.

A SAAP poderá orientá-lo sobre a melhor forma de entrar em contato com a Subprefeitura de Pinheiros. https://saapblog.wordpress.com

Podas

O descarte incorreto de folhas, galhos, raízes e terra – ou seja, do lixo verde – tem sido frequente nas lixeiras da Praça Conde de Barcelos, a ponto de a Subprefeitura de Pinheiros pedir o apoio da SAAP para combater o problema.

Amontoar detritos na calçada não apenas atrapalha o trânsito de pedestres como prejudica o solo onde os restos foram largados, e ajuda a atrair animais peçonhentos. Além disso, é crime ambiental, sujeito a multa, como prevê a lei municipal 13.478/2002.

Alerte seus vizinhos ou mesmo os funcionários da sua residência sobre os procedimentos corretos de descarte de lixo verde. Mais detalhes, nos links:

Como descartar de forma adequada os restos de jardinagem e podas
https://saapblog.wordpress.com/2015/08/07/como-descartar-corretamente-nosso-lixo-verde/

Descarte Correto de Lixo Verde: entrevista com a engenheira agrônoma Helena Lagoa
https://saapblog.wordpress.com/2015/08/28/descarte-correto-de-lixo-verde-entrevista-com-a-engenheira-agronoma-helena-lagoa/

Silêncio

Caminhar na praça, encontrar amigos, brincar com os filhos é sempre praze-roso quando feito dentro das regras básicas da ordem e da civilidade. Caso você queira escutar música em alto volume, use fones de ouvido. Caso se reúna com amigos para um papo descontraído, procure conversar de modo tranquilo e sem incomodar a vizinhança.

Vale na Praça o que vale na Cidade, a lei do Psiu.

Mais informações sobre a lei, entre aqui:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/zeladoria/psiu/index.php?p=8831

Animais

É muito frequente donos de cães os deixarem soltos para que corram e se divirtam por toda a Praça Conde de Barcelos. Para que, além dos cachorros, todos possam se divertir, inclusive crianças pequenas e seus pais, é importante não permitir que seu cão se aproxime de crianças sem a sua supervisão. E se ele morde, mantenha-o na coleira.

Em 22 de abril de 1987, a Prefeitura de São Paulo aprovou a Lei n. 10.309 que tem, como um de seus objetivos, o controle da circulação de animais em locais públicos.

Saiba mais a respeito, entre aqui:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/legislacao/index.php?p=6465

Sombreamento e plantio de árvores

A Praça Conde de Barcelos conta com um patrimônio único de árvores lindas, formando mesmo um pequeno bosque.

Para que estas árvores possam se desenvolver sadiamente, deixando ainda um pouco de insolação para o crescimento da vegetação junto ao solo, é importante que não sejam plantadas árvores adicionais.

Ajude a manter o que a praça já oferece e não plante mais nenhuma árvore sem a consulta prévia junto aos mantenedores do espaço.